Reservatorio De Ar Comprimido

Reservatorio De Ar Comprimido
"Qual é o papel do tanque receptor?"
"O que isso faz para o meu sistema de ar comprimido?"
"Eu recebo algum ROI desse investimento?"
Muitas vezes, tanto as pessoas que estão instalando novos sistemas de ar comprimido quanto aqueles que são usuários atuais de ar comprimido, encontram-se debatendo se deseja ou não comprar um tanque de receptor de ar.
Reservatório de Ar comprimido.
No artigo a seguir, existem alguns tópicos que esperamos responder todas as questões que você possa ter sobre os tanques de receptor de ar comprimido. Eles incluem o seguinte:

O papel primário de um tanque de armazenamento de ar comprimido
Por que os tanques do receptor de ar gerenciam a eficiência
É vantajoso colocar um tanque de receptor ao ar livre?
Vantagens dos tanques de armazenamento molhado
Vantagens dos tanques de armazenamento a seco
Como determinar a quantidade de capacidade de armazenamento que você precisa
Opções para forro interno
Acessórios para tanques de ar comprimido
Certificando-se de que seu tanque é certificado ASME
O papel primário de um tanque de armazenamento de ar comprimido
Armazenamento de ar comprimido.
Fornece um sinal de ar constante para os controles do compressor.
Atuar como um segundo permutador de calor.
O objetivo principal dos tanques de receptor de ar é fornecer-lhe a capacidade de armazenamento de ar para atender a eventos de alta demanda que duram por curtos períodos de tempo (até 30 segundos). Isso poderia ser qualquer coisa de um trabalhador de produção de jateamento a alguém usando uma pistola para rapidamente se retirar. Os tanques do receptor de ar funcionam de forma semelhante a uma bateria. Eles permitem que você use um compressor de potência menor para completar uma tarefa maior utilizando energia armazenada.

Os tanques receptores também ajudam a estabilizar os controles do compressor para eliminar o ciclo curto e a sobrepressurização. Se os receptores forem muito pequenos ou não presentes, o compressor em breve irá rodar, o que levará a uma variedade de problemas.

O tanque de ar atua como um segundo permutador de calor porque o ar passa por ele, a temperatura é reduzida aproximadamente a mais 10 graus abaixo do que o primeiro trocador de calor já o arrefeceu.

Por que os tanques do receptor de ar gerenciam a eficiência
Eles reduzem as contagens do ciclo,
Eles permitem que você reduza a pressão em seu compressor por causa da energia armazenada,
O ar armazenado se aproxima do secador a uma temperatura mais baixa, aumentando assim a eficiência do secador.
A eficiência pode ser aumentada com um tanque de receptor de ar de tamanho adequado. Toda vez que um compressor de ar com parafuso rotativo descarrega, o tanque do reservatório (tanque de óleo) é ventilado. Ao longo do tempo, o ar comprimido que é desperdiçado durante a ventilação, acrescenta a milhares de pés cúbicos de ar comprimido. Com um armazenamento de tamanho adequado, a freqüência de ciclos é reduzida, reduzindo ou, em alguns casos, mesmo eliminando, desperdício desnecessário.

O armazenamento de ar comprimido permite aos usuários reduzir a pressão máxima em que operam. Isso aumenta a eficiência porque, por cada 2 PSI, você aumenta sua pressão, 1% em energia é desperdiçada. Para proteger esses usuários do ciclo curto, as faixas de pressão são definidas.

Por último, uma vez que o ar passa lentamente através do tanque receptor, a temperatura é reduzida porque tem tempo de esfriar antes de entrar no sistema de tubulação. Isso permite que a umidade se condense e drene a válvula na parte inferior do tanque. O secador se torna mais eficiente porque menos umidade e partículas estão sendo passadas através dele.

É vantajoso colocar um Tanque de ar comprimido ao ar livre?
Dependente do clima
Será mais eficaz como trocador de calor secundário se estiver ao ar livre
Pode eliminar o calor de ser irradiado para os quartos do compressor
Muitas vezes, os usuários de ar comprimido perguntarão se eles podem colocar o tanque lá fora, pois isso vai economizar espaço em suas instalações. Isso só funcionará se a área circundante estiver quente e as temperaturas nunca chegarem abaixo do congelamento. Em temperaturas congeladas, os tanques ao ar livre podem arder e se romper a menos que sejam isolados, monitorados e aquecidos (somente se algum calor for gerado pelo ar no tanque já não é suficiente o calor).

Se o clima circundante estiver a seu favor e você pode colocar seu tanque fora, é benéfico porque o ar é mais provável que esfrie para fora dele na sala do compressor. Isso ajudará a eficácia de um tanque úmido reduzindo ainda mais a aproximação da temperatura ao secador.

Outra vantagem de deixar o seu tanque para fora é que o calor irradiado do ar dentro do tanque é liberado para o exterior ao invés de dentro de sua fábrica ou sala de compressores. Isso ajuda a reduzir a temperatura no interior.

Vantagens dos tanques de armazenamento molhado
Prolonga a vida do elemento pré-filtro
Ajuda a eficiência do secador
Tanques molhados fornecem um sinal limpo para o compressor
Conforme mencionado anteriormente, os tanques úmidos têm melhores benefícios e estão localizados entre o compressor e o secador. O ar comprimido úmido entra no tanque do receptor através da porta inferior e sai da porta superior. Como o ar comprimido viaja através do tanque a um ritmo muito lento, o ar esfria e a umidade dentro dele se condensa e cai no porto de drenagem. Isso reduz o slugging do pré-filtro (localizado entre o tanque úmido e o secador), que, por sua vez, prolonga a vida útil deste filtro e reduz a queda de pressão causada por slugging.

Tudo isso melhora drasticamente a eficiência e o tempo de vida do secador porque significa que o ar mais limpo e seco entra no secador.

Por fim, não há queda de pressão em um tanque úmido porque o ar não passou por filtração. Isso fornece um sinal de pressão constante para o controlador do compressor. Se um sistema não tiver um tanque úmido e o controlador registrar até 10 PSI de queda de pressão no tanque seco (por causa do secador e filtração), a banda de pressão é reduzida significativamente por causa do sinal de pressão impreciso.

Vantagens dos tanques de armazenamento a seco
A proporção ideal de armazenamento de ar comprimido em um sistema de ar é ⅓ molhada para ⅔ capacidade seca. Sem um tanque seco, o secador de ar está em risco de ser capacitado demais durante períodos de alta demanda porque o sistema de ar tenta extrair mais ar através do secador do que é classificado. Isso pode levar a água no sistema porque o secador está com desempenho inferior. A única instância em que um tanque seco não é necessário é em sistemas com fluxo de ar constante - Leia a próxima seção para obter mais detalhes.

Por exemplo: se estamos instalando 3 galões por operação CFM em um compressor de 100 HP produzindo 400 CFM, precisamos de um armazenamento total de 1.200 galões, dos quais 400 seriam de armazenamento húmido e 800 galões secos. O armazenamento a seco deve ser maior do que o armazenamento em húmido, pois, de outra forma, em períodos de alta demanda, o ar será retirado do armazenamento do tanque úmido, assim, sobre a capacitação do secador. Isso causará água nas linhas de ar.

Como determinar a quantidade de capacidade de armazenamento que você precisa
3-4 galões por CFM de compressor online com ⅓ de armazenamento total como armazenamento em húmido e ⅔ de armazenamento total como armazenamento seco
As variações nas regras
Consistência no fluxo de ar
A quantidade de CFM requerida nos seus pontos de maior demanda
Suas tubagens têm um diâmetro de 2 "ou maior?
Embora os pontos acima sejam um bom lugar para começar, existem outros fatores a serem considerados antes de você ter certeza de quanto espaço de armazenamento você precisa.

Os usuários de ar comprimido devem ter em mente que a consistência do fluxo de ar faz a diferença em quanto de armazenamento você precisa para o seu sistema de ar comprimido. Em muitos ambientes de fabricação hoje, há um fluxo de ar muito estável. Em casos como a robótica, pode-se argumentar que 1,5 litros de armazenamento por CFM de capacidade do compressor é abundante, desde que seja todo o armazenamento em molhado. Em casos como este, onde o fluxo de ar está estável, não há necessidade de um tanque seco porque o ar simplesmente circula constantemente pelo tanque em vez de ser armazenado.

A quantidade de CFM necessária no seu ponto de maior demanda é o fator mais importante ao determinar a quantidade de armazenamento de ar que você precisa. Testes adequados devem ser realizados para determinar qual é esse volume.
Também é importante notar que sistemas com tubagens de 2 "de diâmetro ou maior devem levar em consideração o armazenamento adicional fornecido pelo tubo. Isso pode reduzir ligeiramente a quantidade de armazenamento de tanques necessário.

Opções para forro interno
Aço nu com primário
Revestido ou galvanizado com epóxi
Aço inoxidável
A maioria dos tanques que são instalados em sistemas de ar comprimido são de aço nu no interior com um revestimento primário no exterior. Esta pintura exterior é comumente combinada com o equipamento do compressor.
Em alguns casos, o interior do tanque é pulverizado com um revestimento epóxi ou galvanizado para reduzir a corrosão e manter a qualidade do ar colocado nela. Embora isso seja vantajoso, ele também aumenta o custo do tanque.
Às vezes (muito raramente), onde é necessário ar de alta pureza, é preferido um tanque de aço inoxidável. As aplicações para estes tanques revestidos com epoxi, galvanizado ou em aço inoxidável incluem: hospitais, laboratórios, eletrônicos, aeroespaciais químicos e etc.

Acessórios para tanques de ar comprimido
Drenagem eletrônica de auto condensado para drenagem automática de condensado
Drenos de condensação de perda de ar zero para drenagem automática mais economia de energia
Válvulas de alívio de pressão para segurança
Medidores para uma indicação visual dos níveis de pressão
Almofadas de vibração para aplicações onde o compressor está montado no topo do tanque para eliminar a fadiga
Certificando-se de que seu tanque é certificado ASME
Site da ASME
O não código nunca deve ser considerado. Não há um guia padrão de sua imprensa de fabricação ou procedimento de teste.
O Marechal dos Bombeiros
Os tanques receptores certificados são os únicos tanques que devem ser considerados. Assustadoramente, muitos dos compressores das lojas Big Box possuem tanques sem código. Isso pode representar um problema que ameaça a vida se alguma coisa acontecesse com isso. Se você não tem certeza se o seu tanque está certificado, é recomendável que você entre em contato com o seu firewall local. Eles vão parar e testar seu tanque com tecnologia de teste de espessura de metal. Por favor, preste atenção a este teste - sua vida e, possivelmente, até a vida de seus colegas de trabalho pode depender disso!
Artigo postado em: 05/03/2018
Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 170 – Vila Nogueira - Diadema - São Paulo - CEP: 09951-002
Telefone: +55 11 4071-3233
® JPX Indústria e Comércio de Equipamentos Industriais Ltda
® Site, Sistema e Otimização desenvolvidos por MK8 Soluções de Internet